Paulo Moniz

CISO no grupo EDP; membro do Cyber Committee da AFCEA Portugal; membro da Direção da CIIWA; docente e investigador pelo IDN; internacionalmente faz parte do grupo “Systems of Cyber Resilience – Electricity” do World Economic Forum; responsável pela participação do Grupo EDP em projetos Europeus H2020 na área da cibersegurança.

Desde que assumiu responsabilidades pela cibersegurança no Grupo EDP, tem assumido diversas participações de relevo na área da cibersegurança, destacando-se participações no âmbito Nacional, como membro do Cyber Committee da AFCEA Portugal (Armed Forces Communications and Electronics Association), membro da Direção da CIIWA (Competitive Intel and Information Warfare Association) e colaboração como docente e investigador pelo IDN (Instituto de Defesa Nacional). Internacionalmente faz parte do grupo “Systems of Cyber Resilience – Electricity” do World Economic Forum, sendo também responsável pela participação do Grupo EDP em projetos Europeus H2020 na área da cibersegurança. 

 

No exercício das suas funções como CISO no grupo EDP destaca-se a liderança de equipa e projetos que conduziram à criação de um Cyber Range real, valência singular do Grupo EDP para treino de operadores de infraestruturas criticas em cibersegurança, a criação de um SOC (Security Operations Center) transversal ao Grupo EDP, com monitorização integrada das redes de infraestruturas criticas e corporativa, assim como a participação em exercícios nacionais de cibersegurança, coordenados pelo Exercito Português (CiberPerseu) e pelo CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança) do Gabinete Nacional de Segurança (GNS). 

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, começou por desempenhar funções de administração de sistemas no Grupo EDP. Mais tarde frequentou uma Pós Graduação em Sistemas de Informação (POSI) na mesma instituição tendo, na sequência, assumido responsabilidades de gestão de projetos nacionais e internacionais na área das tecnologias de informação na Logica Iberia. 

 

Posteriormente, após ter concluído um MSc em Information Security pela Universidade de Carnegie Mellon e um Mestrado em Segurança Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, assumiu a liderança da Security Practice na Logica Iberia. Em 2010 regressou à EDP para desempenhar as funções de Diretor da área corporativa de Segurança da Informação e Risco IT no Grupo EDP. Durante este período concluiu com sucesso o Executive MBA da AESE Lisboa.